a nossa marca colectiva

a nossa marca colectiva

quinta-feira, 16 de junho de 2011

OS QUALIFICADOS DERAM-SE A PROVAR - 7º painel

No dia 12 de Junho de 2011, pelas 18h, realizou-se o 7º e último painel organizado pela QUALIFICA neste Salão Nacional de Alimentação.

Com o apoio da Câmara Municipal da Sertã e do Restaurante Ponte Velha (Tel. 274604115), foram provados:

- MARANHO DA SERTÃ - Ensacado tradicional, constituído por pedaços de bucho de cabra, cosidos com linha para formar um saco, o qual é cheio com bocadinhos pequenos de carne de carneiro ou de cabra, chouriço magro, presunto, arroz cru e hortelã cortada finamente, sendo o conjunto de ingredientes temperado com sal, pimenta e vinho branco. Após cosedura final dos sacos, o conjunto é cozido em água com sal e hortelã. Ao corte são bem visíveis os ingredientes e o gosto da hortelã é pronunciado.

BUCHO DA SERTÃ - bucho de porco recheado com um preparado obtido a partir de lombo de porco, presunto, chouriço magro e galinha, cortados em pedaços muito pequenos e temperados, aos quais se junta arroz, pão cortado às fatias e ovos batidos. Depois cosidas as aberturas, o bucho é barrado com azeite, colorau e sumo de laranja e limão e tostado em forno bem quente. Ao corte apresenta uma massa compacta, não homogénea, sendo visíveis alguns ingredientes, Apresenta sabor complexo, muito agradável, em que a gordura é balanceada com o sumo de limão e laranja.

Maranho e bucho foram servidos simplesmente acompanhados de pão de trigo e de broa de milho, produzidos também na Sertã.

O vinho escolhido para acompanhar foi gentilmente cedido pelo Município de Tabuaço.

Tratava-se do Quinta de Espinho DOC 2007, obtido das castas Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca, sob responsabilidade do enólogo Jean Hugh Gros (www.quintadoespinho.com)

Para finalizar, foram distribuídas Cerejas de Alfândega da Fé, da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé.

Terminou assim com chave de ouro a participação dos QUALIFICADOS no Salão Nacional de Alimentação e no espaço “O prazer de Provar”.

Parabéns a todos os produtores e técnicos envolvidos!!!

 16 06 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário