a nossa marca colectiva

a nossa marca colectiva

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Produtos tradicionais qualificados

Azeites, carnes, frutas, méis, enchidos e ensacados, produtos do mar, presuntos e queijos, doces e salgados, bolas e folares, todos usam  nome próprio, que os qualifica e distingue, comprovando origem, reputação, genuinidade, tradicionalidade ou modo de produção particular.

São doces, picantes, sumarentos, frescos, amanteigados, suculentos, fumados, amargos, carnudos, picantes, acres, acídulos, dulcíssimos, frescos, tenros, fundentes, macios, pungentes, aromáticos, estaladiços, crocantes …são sabores e saberes qualificados, respeitadores de ambientes, terras e homens...

Com Denominações de Origem ou com Indicações Geográficas, com reputação adquirida, herdeiros do saber fazer ancestral e integrando por direito próprio o nosso Património Cultural Imaterial, os produtos que constam deste Guia correm o sério risco de desaparecimento na selva da globalização e dos mercados massificados se não os dermos a conhecer um a um e se não indicarmos os verdadeiros produtores.

O seu desaparecimento agravará a economia e emprego dos produtores e das regiões de origem e pesará na saúde e prazer dos consumidores. Ficaremos mais pobres ao nível da biodiversidade, da competitividade, da cultura e da gastronomia nacionais. Aumentará a desertificação de montes e de vales, a dependência do exterior e a monotonia alimentar!

1 comentário:

  1. Cara Engª Ana Soeiro,

    Gostei imenso de ler este seu texto. Tenho seguido com atenção a criação da Qualifica e fico muito contente por saber que há trabalho feito em Portugal sobre a compilação e divulgação da informação sobre o que de melhor por cá se faz.

    A marca "É qualificado" é uma ideia brilhante que espero que desperte o interesse dos produtores e consumidores para que possamos ter acesso a produtos tradicionais "autênticos".

    Quero deixar-lhe aqui os parabéns pelas iniciativas, que continuarei a seguir com atenção.

    ResponderEliminar