a nossa marca colectiva

a nossa marca colectiva

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cultura Tradicional

A cultura tradicional não é a nostalgia do tempo antigo. É a recuperação das raízes autênticas para alicerçar e reforçar os valores modernos.

É ter capacidade para perceber porque se escolheram certos caminhos, porque se elegeram certas matérias-primas, porque se seleccionaram certas espécies, raças e variedades, porque se desenvolveram certas técnicas e certos procedimentos, porque se usaram certas formas de conservação e certos materias de acondicionamento, porque se consumiam os alimentos de acordo com a sua época própria de consumo! 

E perceber que são estas práticas, estas escolhas, estas formas de trabalhar, estes saberes,  estes modos de produção locais, leais e constantes que proporcionaram a reputação de que gozam hoje os nossos melhores produtos e, pelo seu uso imoderado, mas responsável,  a nossa Gastronomia Tradicional!   

E ter a certeza que estas artes e estes produtos são competitivos, contribuiem para diminuir a dependência económica e o desemprego e são factor de atracção turística por excelência!

Sem comentários:

Enviar um comentário