a nossa marca colectiva

a nossa marca colectiva

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

1º CONCURSO NACIONAL DE DOCES TRADICIONAIS PORTUGUESES


A 4 de Dezembro decorrerá o 1º Concurso Nacional de Doces Tradicionais  Portugueses que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica – que assume a respectiva Direcção - e com o apoio da Fullsense.

 
O objectivo principal do Concurso é premiar, promover, valorizar e divulgar os genuínos doces tradicionais Portugueses. 

Para efeitos deste concurso por “doces” deve entender-se o universo mais lato composto pelos doces, compotas, geleias, marmelada, citrinadas, cremes de sementes e outros produtos doces, derivados de frutos e de produtos hortícolas, desde que tenham designações próprias e ou populares, bem como os frutos secados, confitados ou em calda e as conservas de fruta. Em todos os casos o açúcar assume-se como ingrediente importante (com eventual excepção de certas preparações com designações populares e dos frutos secados) e os aditivos e auxiliares tecnológicos são excluídos.

Só são admissíveis a concurso os produtos cuja história, ingredientes originais, receita, origem geográfica (se alegada) e forma de apresentação estejam fixados em documentação histórica ou com ela relacionada, ou familiar ou empresarial, demonstrando uma anterioridade superior a 50 anos. Acresce ainda a obrigatoriedade de uso de matérias-primas locais ou nacionais (com excepção do açúcar, e de especiarias e ou outros ingredientes usados em pequenas quantidades).

Só são aceites inscrições efectuadas por via electrónica até às 17h30m do dia 20 de Novembro de 2012, desde que os formulários estejam preenchidos em formato .doc ou .pdf, a fim de permitir a compilação e a cópia dos dados enviados.
 Solicite ao CNEMA (andreiag@cnema.pt ou dgomes@cnema.pt) ou à QUALIFICA (geral.qualifica@gmail.com) o regulamento e a ficha de inscrição.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário