a nossa marca colectiva

a nossa marca colectiva

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Restaurante CARNALENTEJANA ganha prémio!


O Restaurante Carnalentejana da Rua da Beneficência nº 229 em Lisboa acaba de ser eleito pelos leitores da revista Sábado – edição de 29 de Novembro – como o primeiro dos melhores novos restaurantes de 2012 em Portugal.

 É muito grato para a Carnalentejana, nos tempos difíceis que o nosso País atravessa, a atribuição deste importante galardão.

 A toda a equipa do restaurante e a todos os acreditam na excelência da qualidade da Carnalentejana o nosso sincero reconhecimento.
                                              


                                                        O Conselho de Administração da Carnalentejana

 Venha visitar-nos, esperamos por si!

 Reservas pelo telefone – 21 823 71 26

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

1º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português



A 6 de Dezembro decorrerá o 1º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica – que assume a respectiva Direcção - e com o apoio da Fullsense e da ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.

O objectivo principal do Concurso é premiar, promover, valorizar e divulgar o genuíno Bolo Rei Tradicional Português. 

Para efeitos deste concurso por “bolo rei ” deve entender-se o universo mais lato composto pelo bolo rei propriamente dito, pelo “bolo rainha”, pelo “bolo rei escangalhado” e pela “trança de Natal”.

Só são admissíveis a concurso os produtos acima referidos cuja história, ingredientes originais, receita, origem geográfica (se alegada) e forma de apresentação estejam fixados em documentação histórica ou com ela relacionada, ou familiar ou empresarial, demonstrando uma anterioridade superior a 50 anos. Acresce ainda a obrigatoriedade de uso de matérias-primas locais ou nacionais (com excepção do açúcar).

Só são aceites inscrições efectuadas por via electrónica até às 17h30m do dia 23 de Novembro de 2012, desde que os formulários estejam preenchidos em formato .doc ou .pdf, a fim de permitir a compilação e a cópia dos dados enviados.

Solicite ao CNEMA (andreiag@cnema.pt ou dgomes@cnema.pt) ou à QUALIFICA (geral.qualifica@gmail.com) o regulamento e a ficha de inscrição.

 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

1º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses


A 5 de Dezembro decorrerá o 1º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica – que assume a respectiva Direcção - e com o apoio da Fullsense.

 O objectivo principal do Concurso é premiar, promover, valorizar e divulgar os genuínos Frutos Secos Tradicionais Portugueses.

Para efeitos deste concurso por “Frutos secos” entendem-se os seguintes produtos:

- Amêndoas;

- Avelãs;

- Castanhas;

- Nozes;

- Pinhões,

apresentados em natureza, com ou sem casca.

 Só são admissíveis a concurso os produtos acima referidos cuja história, origem geográfica (se alegada) e forma de apresentação estejam fixados em documentação histórica ou com ela relacionada, ou familiar ou empresarial, demonstrando uma anterioridade superior a 50 anos. Acresce ainda a obrigatoriedade de uso de variedades locais ou, pelo menos, muito bem adaptadas.  

Só são aceites inscrições efectuadas por via electrónica até às 17h30m do dia 23 de Novembro de 2012, desde que os formulários estejam preenchidos em formato .doc ou .pdf, a fim de permitir a compilação e a cópia dos dados enviados.

Solicite ao CNEMA (andreiag@cnema.pt ou dgomes@cnema.pt) ou à QUALIFICA (geral.qualifica@gmail.com) o regulamento e a ficha de inscrição.

 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

1º Concurso Nacional de Azeitonas Tradicionais Portuguesas


A 5 de Dezembro decorrerá o 1º Concurso Nacional de Azeitonas Tradicionais  Portuguesas que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica – que assume a respectiva Direcção - e com o apoio da Fullsense.
 
O objectivo principal do Concurso é premiar, promover, valorizar e divulgar as genuínas azeitonas de mesa e pastas de azeitona tradicionais Portuguesas. 
Para efeitos deste concurso por “azeitonas de mesa” entende-se o produto:
- preparado a partir de frutos sãos, independentemente do seu estado de maturação, unicamente a partir das variedades da oliveira (Olea europaea L.) cultivadas tradicionalmente em Portugal,
- tratado para remover o seu amargor e preservado por fermentação natural ou por tratamento térmico,
- acondicionado com ou sem líquido de cobertura.
Por “pasta de azeitona” entende-se o produto obtido exclusivamente a partir de polpa de azeitona moída, podendo ser adicionados outros ingredientes.
 
Em qualquer dos produtos podem ser usados outros ingredientes como água, sal, vinagre, azeite, açúcares, especiarias e ervas aromáticas e qualquer produto comestível, simples ou em combinação, usado como acompanhamento ou recheio, como por exemplo pimento, cebola, anchova, alcaparra, aipo, amêndoa, etc. Não é admissível o uso de aditivos e auxiliares tecnológicos, com eventual excepção de culturas de microorganismos lácticos para ajudar a fermentação ou azoto como gás inerte para acondicionamento.

Só são admissíveis a concurso os produtos acima referidos cuja história, ingredientes originais, receita, origem geográfica (se alegada) e forma de apresentação estejam fixados em documentação histórica ou com ela relacionada, ou familiar ou empresarial, demonstrando uma anterioridade superior a 50 anos. Acresce ainda a obrigatoriedade de uso de matérias-primas locais ou nacionais.
 
Só são aceites inscrições efectuadas por via electrónica até às 17h30m do dia 20 de Novembro de 2012, desde que os formulários estejam preenchidos em formato .doc ou .pdf, a fim de permitir a compilação e a cópia dos dados enviados.
 
Solicite ao CNEMA (andreiag@cnema.pt ou dgomes@cnema.pt) ou à QUALIFICA (geral.qualifica@gmail.com) o regulamento e a ficha de inscrição.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

1º CONCURSO NACIONAL DE DOCES TRADICIONAIS PORTUGUESES


A 4 de Dezembro decorrerá o 1º Concurso Nacional de Doces Tradicionais  Portugueses que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica – que assume a respectiva Direcção - e com o apoio da Fullsense.

 
O objectivo principal do Concurso é premiar, promover, valorizar e divulgar os genuínos doces tradicionais Portugueses. 

Para efeitos deste concurso por “doces” deve entender-se o universo mais lato composto pelos doces, compotas, geleias, marmelada, citrinadas, cremes de sementes e outros produtos doces, derivados de frutos e de produtos hortícolas, desde que tenham designações próprias e ou populares, bem como os frutos secados, confitados ou em calda e as conservas de fruta. Em todos os casos o açúcar assume-se como ingrediente importante (com eventual excepção de certas preparações com designações populares e dos frutos secados) e os aditivos e auxiliares tecnológicos são excluídos.

Só são admissíveis a concurso os produtos cuja história, ingredientes originais, receita, origem geográfica (se alegada) e forma de apresentação estejam fixados em documentação histórica ou com ela relacionada, ou familiar ou empresarial, demonstrando uma anterioridade superior a 50 anos. Acresce ainda a obrigatoriedade de uso de matérias-primas locais ou nacionais (com excepção do açúcar, e de especiarias e ou outros ingredientes usados em pequenas quantidades).

Só são aceites inscrições efectuadas por via electrónica até às 17h30m do dia 20 de Novembro de 2012, desde que os formulários estejam preenchidos em formato .doc ou .pdf, a fim de permitir a compilação e a cópia dos dados enviados.
 Solicite ao CNEMA (andreiag@cnema.pt ou dgomes@cnema.pt) ou à QUALIFICA (geral.qualifica@gmail.com) o regulamento e a ficha de inscrição.