a nossa marca colectiva

a nossa marca colectiva

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Reforma da Política de Qualidade - Relatório da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu

A Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu aprovou ontem um novo Relatório elaborado pela Senhora Deputada Europeia Iratxe Garcia Perez, que melhora sensivelmente a proposta apresentada pela Comissão Europeia em matéria de “SISTEMAS DA QUALIDADE DOS ALIMENTOS”.

De realçar que muitas das propostas agora aprovadas tinham sido claramente solicitadas e justificadas quer pelo Movimento Internacional ORIGIN (do qual somos associados) quer por muitas Organizações de Produtores europeus e internacionais de produtos com Denominação de Origem ou com Indicação Geográfica.

Sublinho que a este respeito a QUALIFICA não só participou numa sessão específica no Parlamento Europeu como subscreveu as cartas e moções do ORIGIN mas fez especificamente sentir, por diversas vezes, ao anterior Governo Português, a necessidade de serem corrigidas algumas das propostas da Comissão, designadamente em matéria de melhoria da protecção legal de que devem beneficiar as DOP e as IGP (ainda que  produtos por elas beneficiados sejam utilizados como ingredientes de outros géneros alimentícios), pela clarificação de regras de controlo e de rotulagem, pela simplificação das regras de registo e, sobretudo, pela possibilidade de ser legalmente reconhecido o direito dos Agrupamentos de Produtores de gerir as quantidades produzidas para evitar diminuição da qualidade e ou a sobre saturação do mercado.

Espera-se, agora, que este texto seja aprovado em Reunião Plenária do PE em Setembro e que, sobretudo, a Comissão e o Conselho entendam a boa fundamentação técnica das propostas constantes do relatório e que apoiem as medidas propostas.

A QUALIFICA envidará os melhores esforços ao nível nacional e internacional, para que seja aprovado o melhor texto legal possível, em termos de defender real e efectivamente os Produtos QUALIFICADOS e os seus produtores

O texto provisório deste relatório poderá ser enviado, a pedido, aos ASSOCIADOS DA QUALIFICA.


22062011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

OS QUALIFICADOS DERAM-SE A PROVAR - 7º painel

No dia 12 de Junho de 2011, pelas 18h, realizou-se o 7º e último painel organizado pela QUALIFICA neste Salão Nacional de Alimentação.

Com o apoio da Câmara Municipal da Sertã e do Restaurante Ponte Velha (Tel. 274604115), foram provados:

- MARANHO DA SERTÃ - Ensacado tradicional, constituído por pedaços de bucho de cabra, cosidos com linha para formar um saco, o qual é cheio com bocadinhos pequenos de carne de carneiro ou de cabra, chouriço magro, presunto, arroz cru e hortelã cortada finamente, sendo o conjunto de ingredientes temperado com sal, pimenta e vinho branco. Após cosedura final dos sacos, o conjunto é cozido em água com sal e hortelã. Ao corte são bem visíveis os ingredientes e o gosto da hortelã é pronunciado.

BUCHO DA SERTÃ - bucho de porco recheado com um preparado obtido a partir de lombo de porco, presunto, chouriço magro e galinha, cortados em pedaços muito pequenos e temperados, aos quais se junta arroz, pão cortado às fatias e ovos batidos. Depois cosidas as aberturas, o bucho é barrado com azeite, colorau e sumo de laranja e limão e tostado em forno bem quente. Ao corte apresenta uma massa compacta, não homogénea, sendo visíveis alguns ingredientes, Apresenta sabor complexo, muito agradável, em que a gordura é balanceada com o sumo de limão e laranja.

Maranho e bucho foram servidos simplesmente acompanhados de pão de trigo e de broa de milho, produzidos também na Sertã.

O vinho escolhido para acompanhar foi gentilmente cedido pelo Município de Tabuaço.

Tratava-se do Quinta de Espinho DOC 2007, obtido das castas Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca, sob responsabilidade do enólogo Jean Hugh Gros (www.quintadoespinho.com)

Para finalizar, foram distribuídas Cerejas de Alfândega da Fé, da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé.

Terminou assim com chave de ouro a participação dos QUALIFICADOS no Salão Nacional de Alimentação e no espaço “O prazer de Provar”.

Parabéns a todos os produtores e técnicos envolvidos!!!

 16 06 2011

OS QUALIFICADOS DERAM-SE A PROVAR - 6º painel

No dia 12 de Junho de 2011, pelas 16h 30m, realizou-se o 5º painel organizado pela QUALIFICA, sob a égide "OS QUALIFICADOS DÃO-SE A PROVAR"

Numa comitiva chefiada pelo Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro e integrando técnicos da Associação dos Produtores Biológicos das Terras de Bouro e alguns reputados cozinheiros da região, foi primeiramente apresentado o Concelho e as suas potencialidades turísticas e gastronómicas e contextualizado no Parque Natural do Gerês.

 Como exemplo do território de origem e a propósito de um estudo que foi feito sobre as suas características sápidas e nutritivas quando criado em modo de produção biológico foi depois dado a provar o cabrito Biológico de Terras de Bouro.

Simplesmente assado no forno e acompanhado de uma esplendorosa broa de milho e centeio de Terras de Bouro, o cabrito estava magnífico, Suculenta, subtil, aromática e extremamente saborosa, a carne de cabrito a todos agradou.

Como acompanhamento foi gentilmente cedido  e apresentado pela Trasvinis o Vinho Tinto  DOC Trás-os-Montes 2007 - Planalto Mirandês, produzido por José Francisco Lopes Preto (marca comercial  "JOSÉ PRETO").


Foi patente o agrado dos participantes nesta sessão de apresentação de cabrito de Terras de Bouro, obtido de acordo com o Modo de Produção Biológico.
Parabéns a todos os produtores, técnicos e dirigentes envolvidos!!!

16 06 2011, corrigido a 17 06 2011

OS QUALIFICADOS DERAM-SE A PROVAR - 5º painel

No dia 12 de Junho de 2011, pelas 14h30m, realizou-se o 5º painel apoiado pela QUALIFICA e organizado pela empresa SOUSA, SA.

Foram provados:

- Queijo picante da Beira Baixa, da Beiralacte – Lacticínios Artesanais da Beira Baixa, Lda, acompanhado por Vinho Vale de Lobos branco 2010, produzido a partir da casta Fernão Pires;

- Vinho Terras do Vale Rosé 2010, produzido com uvas da casta Syrah (por esta razão a QUALIFICA não disponibilizou produtos tradicionais Portugueses para acompanhamento;

- Ovos moles de Aveiro, da pastelaria Latina, com Vinho Obelisco Branco Seco Frisante 2010, produzido a partir da casta Fernão Pires;
- Cerejas de Alfândega da Fé, da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, com Vinho Quinta da Alorna Rosé 2010, produzido a partir da casta Touriga Nacional

 Foi um novo êxito a apresentação destes produtos e muito bem sucedidos os casamentos propostos entre os produtos e os vinhos

Parabéns a todos os produtores e técnicos envolvidos!!!

 16 06 2011, corrigido em 17 06 2011

OS QUALIFICADOS DERAM-SE A PROVAR - 4º painel

No dia 10 de Junho de 2011, pelas 20h30m, realizou-se o 4º painel organizado pela QUALIFICA, sob a égide "OS QUALIFICADOS DÃO-SE A PROVAR"

E não só se deram a provar como também se explicou o modo de confecção, as matérias-primas usadas, a história e a origem geográfica, os recipientes usados (os caçoilos de barro preto de Olho Marinho), os fornos ou poios onde é cozinhada, os acompanhamentos aconselhados (batata cozida e grelos de nabo simplesmente cozidos) e tantas mais coisas à volta da

CHANFANA, UMA DAS 21 MARAVILHAS FINALISTAS DO CONCURSO DAS 7MARAVILHAS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA.

Explicada a sua forma de confecção pela D.ª Lurdes, cozinheira afamada do Restaurante “O Confrade” e contada a história e a simbologia do traje usado por um elemento da Confraria da Chanfana e com o apoio da Câmara Municipal de Poiares, a CHANFANA brilhou a grande altura, enchendo o ambiente de agradabilíssimo aroma e permitindo a sua degustação em pequenos caçoilos, sem sequer ser necessário o uso de faca, face ao ponto certo de cozedura da carne de cabra.

Acompanhada por vinho tinto do Dão (Casa de Santar), a CHANFANA apresentou-se esplendorosa e fez jus ao facto de ser um dos muito tradicionais pratos da Gastronomia Tradicional Portuguesa e ser finalista no Concurso das 7 Maravilhas.

Foi patente o agrado dos participantes nesta sessão de apresentação de produtos qualificados da Gastronomia Portuguesa.

Parabéns a todos os produtores e técnicos envolvidos!!!



14 06 2011

terça-feira, 14 de junho de 2011

OS QUALIFICADOS DERAM-SE A PROVAR - 3º painel

No dia 8 de Junho de 2011, pelas 20h30m, realizou-se o 3º painel organizado pela QUALIFICA, sob a égide "OS QUALIFICADOS DÃO-SE A PROVAR"

E não só se deram a provar como também se explicou o modo de produção, a história, as possibilidades de crescimento, as matérias-primas usadas em qualidade e em quantidade, as melhorias das embalagens para prolongar a vida útil, as fraudes que existem no mercado, a forma correcta de apresentação comercial, etc,  de

- PÃO DE LÓ DE OVAR
e de
- OVOS MOLES DE AVEIRO (IGP).

Estes dois produtos da doçaria conventual portuguesa foram apresentados por técnicos especialistas dos respectivos Agrupamentos de Produtores (APOMA – Agrupamento de Produtores de Ovos moles de Aveiro – apoma@sapo.pt e Agrupamento de Produtores de Pão de ló de Ovar).

E porque as tradições podem ser quebradas, atrevemo-nos a provar o pão de ló de Ovar com Vinho Sexta Feira 13, produzido pela Santa Casa da Misericórdia de Valpaços e os ovos moles de Aveiro com o Casal d’Ermeiro, produzido por Lurdes Gonçalves, em  Santa Maria de Émeres.

Os vinhos foram escolhidos e apresentados pelo Eng.º Manuel Cruz, da Trasvinis (Trasvinis@sapo.pt).

Houve muitas perguntas, grande troca de comentários e de opiniões, o que revela bem o interesse destas apresentações e o proveito e prazer dos assistentes e dos produtores!

Parabéns a todos os produtores e técnicos envolvidos!!!

14 06 2011

OS MEDALHADOS DERAM-SE A PROVAR

Nos dias 7 e 8 de Junho de 2011, pelas 16h no âmbito do Salão Nacional de Alimentação, realizaram-se apresentações especiais dos produtos vencedores para um público maioritariamente constituído por compradores de grandes superfícies.

Foram apresentados alguns dos azeites, “enchidos”, méis, vinhos e “queijos” medalhados nos Concursos Nacionais organizados pelo CNEMA, em conjunto com outras entidades.

À QUALIFICA (com o apoio da FULLSENSE) coube fazer a apresentação de alguns dos medalhados, já que, por um lado, era impossível apresentar todos e, por outro, ou os produtores não disponibilizaram produtos ou não havia condições para os preparar no local.


Ainda assim, foram apresentados produtos com nomes qualificados, como Santana da Serra, Vinhais, Estremoz e Borba, Serra da Estrela, Serpa e Beira Baixa.

Foi patente a qualidade/genuinidade dos produtos e o interesse dos assistentes.

Renovam-se os parabéns a todos os produtores envolvidos e realça-se o interesse destes Concursos que devem continuar a efectuar-se, alargando-se mesmo o seu âmbito a outros produtos “especialíssimos” da nossa agricultura e da nossa agro-indústria!


 14 06 2011

OS QUALIFICADOS DERAM-SE A PROVAR - 2º painel

No dia 5 de Junho de 2011, pelas 16h, realizou-se o 2º painel organizado pela QUALIFICA, sob a égide "OS QUALIFICADOS DÃO-SE A PROVAR"

E não só se deram a provar como também se explicou-se o modo de produção e os ingredientes de

- Chouriça de carne, salpicão e alheira de Boticas (produzidas pela Fumeinor – a.rosinha@sapo.pt)

e do

- Mel de Barroso (CAPOLIB, CRL - geral@capolib.pt)



E porque as tradições podem ser quebradas.. atrevemo-nos a provar a chouriça de carne e o salpicão com Vinho Branco Quinta da Murta Clássico 2007 (www.quintadamurta.pt) e a alheira de Boticas com um Vinho da Herdade da Calada  - Vale da Calada Branco 2010 (www.herdadecalada.com).

Os vinhos foram escolhidos e explicados pelos enólogos das empresas produtoras.

Os "casamentos" foram fantásticos e resultaram em pleno, para proveito e prazer dos assistentes!

Deu-se também a provar "Cerejas de Alfândega da Fé" - Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, CRL (caalfe@clix.pt), sendo explicada a localização e as características edafo-climáticas de região, que influenciam sobremaneira as características organolépticas específicas destas cerejas.

 Parabéns a todos os produtores envolvidos!!!

 14 06 2011

Medalhados do 1º Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses com nomes Qualificados

As medalhas de Ouro e de Prata do 1º Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses com nomes Qualificados foram assim atribuídas pelo Júri: 



Categoria
Empresa
Prémio
Alheira de Mirandela
Angelina
OURO
Alheira de Mirandela
Eurofumeiro
PRATA
Alheira de Vinhais
Vifumeiro
OURO
Alheira de Vinhais
Fumituela
PRATA
Butelo de Vinhais
Fumituela
OURO
Butelo de Vinhais
Ribeiro de Moinho
PRATA
Chouriça de Vinhais
Fumituela
OURO
Chouriça de Vinhais
Vifumeiro
PRATA
Chouriço azedo de Vinhais
Fumituela
OURO
Chouriça doce de Vinhais
Vifumeiro
OURO
Chouriça doce de Vinhais
Fumituela
PRATA
Chouriço grosso de Estremoz e Borba
Salsicharia Os Lobinhos, Lda
OURO
Farinheira de Estremoz e Borba
Salsicharia Os Lobinhos, Lda
OURO

Paleta de Santana da Serra
Montaraz
OURO
Presunto de Santana da Serra
Montaraz
OURO
Salpicão de Vinhais
Vifumeiro
OURO
Salpicão de Vinhais
Fumituela
PRATA


O chouriço grosso de Estremoz e Borba apresentado pela Salsicharia Os Lobinhos, Lda  foi considerado “O Melhor dos Melhores” por ter obtido a pontuação mais elevada de todo o concurso.

A entrega de prémios ocorreu durante um Jantar organizado pelo CNEMA, no dia 7 de Junho, no decurso da Feira Nacional de Agricultura e do Salão Nacional de Alimentação, na qual foram servidos alguns destes produtos.

Foi ainda organizada uma prova especial para responsáveis de compras de grandes superfícies.

A QUALIFICA endereça parabéns aos vencedores e agradece a participação de todos - concorrentes, membros do Júri e técnicos das entidades organizadoras!

14 06 2011

Medalhados do 1º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses com nomes Qualificados

   
Medalhados do 1º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses com nomes Qualificados                                                       
     
As medalhas de Ouro e de Prata do 1º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses com nomes Qualificados foram assim atribuídas pelo Júri:  
<><> <><>

Categoria
Queijaria
Prémio
Queijo da Beira Baixa / amarelo
Beiralacte – Lacticínios Artesanais da Beira Baixa, Lda
OURO
Queijo da Beira Baixa / amarelo
Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa
PRATA
Queijo da Beira Baixa / picante
Beiralacte – Lacticínios Artesanais da Beira Baixa, Lda
OURO
Queijo da Beira Baixa / picante
Queijaria de Ródão, Lda.
PRATA
Queijo da Beira Baixa /amarelo velho
Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa
OURO
Queijo de Azeitão
Flor de Cardo, S.A
OURO
Queijo de cabra Transmontano
Leicras – Cooperativa Produtores de Leite de Cabra Serrana
OURO
Queijo de Castelo Branco
Beiralacte – Lacticínios Artesanais da Beira Baixa, Lda
OURO
Queijo de Castelo Branco
Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa
PRATA
Queijo de Castelo Branco velho
Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa
OURO
Queijo de Nisa
Qual – Queijos do Alentejo, Lda
OURO
Queijo de São Jorge
Uniqueijo
OURO
Queijo Serpa
Queijaria Guilherme Unipessoal, Lda.
OURO
Queijo Serpa
Ovelheira – Produtos Lácteos, Lda.
PRATA
Queijo Serra da Estrela
Paulo Rogério Simões Figueiredo
OURO
Queijo Terrincho
Quinta da Veiguinha, Queijaria Artesanal, Lda.
OURO
Requeijão da Beira Baixa
Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa
OURO
Requeijão Serra da Estrela
Paulo Rogério Simões Figueiredo
OURO
Travia da Beira Baixa
Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa
OURO
Travia da Beira Baixa
Damar – Produtora de Queijo, Lda.
PRATA
O queijo de São Jorge apresentado pela UNIQUEIJO foi considerado “O Melhor dos Melhores” por ter obtido a pontuação mais elevada de todo o concurso.
A entrega de prémios ocorreu durante um Jantar organizado pelo CNEMA, no dia 7 de Junho, no decurso da Feira Nacional de Agricultura e do Salão Nacional de Alimentação, na qual foram servidos alguns destes queijos.
Foi ainda organizada uma prova especial de alguns destes queijos para responsáveis de compras de grandes superfícies.
A QUALIFICA endereça parabéns aos vencedores e agradece a participação de todos - concorrentes, membros do Júri e técnicos das entidades organizadoras!
14 06 2011